Uma das profissões mais cobiçadas e valorizadas do mercado!

 

Vantagens da profissão

  • Uma das mais requisitadas para os próximos anos. 
  • Perspectiva da valorização profissional. 
  • Ainda são poucos os que dominam a profissão.
  • Está em todas as etapas no planejamento de marketing Digital.
  • Se apoia em gatilhos mentais e eles nunca mudam.

 

Talentos específicos do Copywriter

  • Ter facilidade para escrever.
  • Ter interesse pela leitura.
  • Conhecer técnicas de redação persuasiva.
  • Ter a mente aberta para todo tipo de informação que alimente boas ideias
  • Ter equilíbrio emocional para aceitar dias pouco inspirados, com projetos ruins.

 

Não confunda os termos

  • Copywriting são técnicas para a criação de textos persuasivos, com o objetivo de converter e engajar ou levar o público-alvo a realizar uma ação.
  • Copywriter é o profissional responsável pelo uso das técnicas do copywriting para persuadir o público-alvo a comprar um produto ou serviço.

 

Saiba identificar o que não é Copywriting

  • Texto com oferta de produtos: “Na compra de uma unidade, você ganha duas”
  • Descrição do produto: “Guarda-Roupa Casal 3 Portas de Correr e 9 Gavetas”
  • Pitch de vendas: “O senhor tem algum compromisso na sequência da reunião? Quanto tempo tem livre para nossa conversa?”

 

Para ser Copywriting é preciso

  • Discurso (redação) persuasivo, que leva seu público a se autoconvencer de que a sua oferta de serviço/produto interessa a ele.
  • Comunicação que leva seu público a realizar uma ação que interessa ao seu negócio.
  • Proposta de um benefício para melhorar a vida do seu público.
  • Discurso (redação) que mostra o seu produto/serviço como a solução ideal.

 

Fora da zona de conforto

  • Aguce a curiosidade do seu público-alvo sobre os benefícios que seu produto/serviço oferece.
  • Conduza seu público-alvo a sentir uma forte emoção que tenha relação com o produto que você tem a oferecer.

 

Big Idea

  • A grande promessa da sua Copy.
  • A grande sacada que vai conectar seu produto/serviço ao seu públcio-alvo
  • Reflete com persuasão o desejo do seu público-alvo 
  • Cria uma conexão emocional com seu público. 

 

Dicas para uma Big Idea

  • Tente tocar no desejo mais íntimo do seu público-alvo.
  • Subverta a lógica.
  • Contrarie o senso comum.
  • Gere emoção, que aguce a curiosidade.
  • Ofereça um benefício direto ou implícito.
  • Confirme algo que seu público-alvo leitor já acredita.
  • Defina um avatar para facilitar a pesquisa e a compreensão sobre seu público-alvo
  • Pense com a cabeça do seu avatar.
  • Provoque e tire seu avatar da zona de conforto.

 

Defina seu Avatar

  • Denominação usada no marketing digital que define as características do seu público-alvo.
  • Criação de um personagem com o perfil do seu público-alvo.
  • Ajuda a direcionar toda a sua comunicação, o que inclui a elaboração de sua copy.

 

Defina o perfil de seu Avatar

  • A Profissão
  • A idade
  • O sexo
  • O nível de escolaridade
  • Onde mora
  • Renda mensal
  • Seus medos e frustrações
  • Tem filhos?
  • É casado ou solteiro?
  • Quais seus valores pessoais?
  • Tem hobbies?
  • Qual seu faturamento mensal nesse momento?
  • Quanto ele pode investir mensalmente?
  • Quais são seus objetivos no futuro?
  • Como você pode ajudá-lo?

 

Defina Gatilhos Mentais que criem conexão com o Avatar

 

História:

  • Permite engajar sua audiência.
  • A leva a prestar atenção no que vocês dizem.
  • Gera conexão com você.
  • Estimula uma ação.
  • Ativa emoções e inspirações.
  • É Fácil de memorizar.

 

Especificidade:

  • Ajuda a obter credibilidade para o seu discurso.
  • Quem mente tende a ser evasivo, por isso a especificidade gera credibilidade.
  • Quanto mais específico, mais verdadeiro.
  • Apresentar dados estatísticos e de pesquisa, citando as fontes.

 

Prova:

  • Oferece testemunho de alguém, recomendando seu produto/serviço, provando que traz resultado
  • Se funciona para alguém, pode funcionar para mim.

 

Autoridade:

  • Quando você se coloca como referência no mercado.
  • Publicar conteúdo de valor, que resolve o problema e traz resultado para seu público-alvo.

 

Escassez:

  • Discurso de últimas vagas e última oportunidade.
  • As pessoas tendem a valorizar o que é raro.
  • Com isso, dão mais valor quando a oportunidade aparece.

 

Antecipação:

  • Deixar a informação em aberto para gerar interesse e instigar a curiosidade.
  • Antecipar parte da informação, mas não entregar totalmente.

 

Reciprocidade:

  • Oferecer algo de valor gera sentimento de gratidão.
  • A pessoa tende a retribuir fazendo algo de valor para você, comprando seu produto.
  • Ser consistente e entregar valor constantemente.

 

Evento:

  • Workshop
  • Eventos
  • Fortalece o vínculo com seu público-alvo.
  • Faz as pessoas terem vontade de comparecer.
  • O interessa aumenta quando existe uma oportunidade única, com dia e hora para começar e acabar.

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