Uma das profissões mais cobiçadas e valorizadas do mercado!
Vantagens da profissão
- Uma das mais requisitadas para os próximos anos.
- Perspectiva da valorização profissional.
- Ainda são poucos os que dominam a profissão.
- Está em todas as etapas no planejamento de marketing Digital.
- Se apoia em gatilhos mentais e eles nunca mudam.
Talentos específicos do Copywriter
- Ter facilidade para escrever.
- Ter interesse pela leitura.
- Conhecer técnicas de redação persuasiva.
- Ter a mente aberta para todo tipo de informação que alimente boas ideias
- Ter equilíbrio emocional para aceitar dias pouco inspirados, com projetos ruins.
Não confunda os termos
- Copywriting são técnicas para a criação de textos persuasivos, com o objetivo de converter e engajar ou levar o público-alvo a realizar uma ação.
- Copywriter é o profissional responsável pelo uso das técnicas do copywriting para persuadir o público-alvo a comprar um produto ou serviço.
Saiba identificar o que não é Copywriting
- Texto com oferta de produtos: “Na compra de uma unidade, você ganha duas”
- Descrição do produto: “Guarda-Roupa Casal 3 Portas de Correr e 9 Gavetas”
- Pitch de vendas: “O senhor tem algum compromisso na sequência da reunião? Quanto tempo tem livre para nossa conversa?”
Para ser Copywriting é preciso
- Discurso (redação) persuasivo, que leva seu público a se autoconvencer de que a sua oferta de serviço/produto interessa a ele.
- Comunicação que leva seu público a realizar uma ação que interessa ao seu negócio.
- Proposta de um benefício para melhorar a vida do seu público.
- Discurso (redação) que mostra o seu produto/serviço como a solução ideal.
Fora da zona de conforto
- Aguce a curiosidade do seu público-alvo sobre os benefícios que seu produto/serviço oferece.
- Conduza seu público-alvo a sentir uma forte emoção que tenha relação com o produto que você tem a oferecer.
Big Idea
- A grande promessa da sua Copy.
- A grande sacada que vai conectar seu produto/serviço ao seu públcio-alvo
- Reflete com persuasão o desejo do seu público-alvo
- Cria uma conexão emocional com seu público.
Dicas para uma Big Idea
- Tente tocar no desejo mais íntimo do seu público-alvo.
- Subverta a lógica.
- Contrarie o senso comum.
- Gere emoção, que aguce a curiosidade.
- Ofereça um benefício direto ou implícito.
- Confirme algo que seu público-alvo leitor já acredita.
- Defina um avatar para facilitar a pesquisa e a compreensão sobre seu público-alvo
- Pense com a cabeça do seu avatar.
- Provoque e tire seu avatar da zona de conforto.
Defina seu Avatar
- Denominação usada no marketing digital que define as características do seu público-alvo.
- Criação de um personagem com o perfil do seu público-alvo.
- Ajuda a direcionar toda a sua comunicação, o que inclui a elaboração de sua copy.
Defina o perfil de seu Avatar
- A Profissão
- A idade
- O sexo
- O nível de escolaridade
- Onde mora
- Renda mensal
- Seus medos e frustrações
- Tem filhos?
- É casado ou solteiro?
- Quais seus valores pessoais?
- Tem hobbies?
- Qual seu faturamento mensal nesse momento?
- Quanto ele pode investir mensalmente?
- Quais são seus objetivos no futuro?
- Como você pode ajudá-lo?
Defina Gatilhos Mentais que criem conexão com o Avatar
História:
- Permite engajar sua audiência.
- A leva a prestar atenção no que vocês dizem.
- Gera conexão com você.
- Estimula uma ação.
- Ativa emoções e inspirações.
- É Fácil de memorizar.
Especificidade:
- Ajuda a obter credibilidade para o seu discurso.
- Quem mente tende a ser evasivo, por isso a especificidade gera credibilidade.
- Quanto mais específico, mais verdadeiro.
- Apresentar dados estatísticos e de pesquisa, citando as fontes.
Prova:
- Oferece testemunho de alguém, recomendando seu produto/serviço, provando que traz resultado
- Se funciona para alguém, pode funcionar para mim.
Autoridade:
- Quando você se coloca como referência no mercado.
- Publicar conteúdo de valor, que resolve o problema e traz resultado para seu público-alvo.
Escassez:
- Discurso de últimas vagas e última oportunidade.
- As pessoas tendem a valorizar o que é raro.
- Com isso, dão mais valor quando a oportunidade aparece.
Antecipação:
- Deixar a informação em aberto para gerar interesse e instigar a curiosidade.
- Antecipar parte da informação, mas não entregar totalmente.
Reciprocidade:
- Oferecer algo de valor gera sentimento de gratidão.
- A pessoa tende a retribuir fazendo algo de valor para você, comprando seu produto.
- Ser consistente e entregar valor constantemente.
Evento:
- Workshop
- Eventos
- Fortalece o vínculo com seu público-alvo.
- Faz as pessoas terem vontade de comparecer.
- O interessa aumenta quando existe uma oportunidade única, com dia e hora para começar e acabar.
- Frase: O pouco que você tem é muito para quem não tem nada. Você sabe ler e escrever? Por que não está utilizando isso para gerar renda?!
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